Democracia: Diretores de departamento da UNEB são empossados em Salvador

Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação

 

Os diretores de departamento da UNEB, eleitos e reeleitos para o biênio 2016-2018, tomaram posse no último dia 16, no Teatro UNEB, no Campus I da universidade, em Salvador.

Mais de 300 pessoas participaram da solenidade, entre gestores, funcionários, professores, estudantes, amigos e familiares dos diretores. Toda a cerimônia foi transmitida ao vivo, via internet.

O novo secretário da Educação (SEC) da Bahia, senador licenciado Walter Pinheiro, prestigiou a cerimônia. “Educação se faz para além dos muros da secretaria. Se faz na escola, na universidade. Somos uma equipe. Sabemos que o nosso trabalho não é fácil. Somos desafiados todos os dias, mas enfrentamos com força e criatividade visando sempre a qualidade da educação e a transformação social”, frisou o gestor.

Pinheiro ressaltou ainda a importância da UNEB para a democratização do ensino superior, sobretudo no interior do estado.

“A excelência se faz com presença. A UNEB, por sua multicampia, leva educação superior de qualidade para toda a Bahia, produzindo oportunidade para os nossos jovens, mudando vidas. E todo esse trabalho só é possível porque existe a figura do diretor de departamento presente e atuante, olhos e braços do reitor”, pontuou o secretário.

Desafios da gestão departamental

Dos 29 diretores, 26 tomaram posse na cerimônia e três serão empossados nos próximos dias. O termo foi lido pela chefe de Gabinete, Maria Aparecida Porto.

O reitor reforçou o desafio de assumir a direção departamental e destacou a importância de conduzir o cargo com ética, coragem e compromisso.

“Vocês assumem hoje a função de articuladores dos diversos segmentos da universidade em equilíbrio com os interesses dos territórios de identidade, além da responsabilidade pela administração financeira e acadêmica de suas unidades. O sucesso de vocês depende, entre outras coisas, do diálogo permanente com seus pares, com a comunidade. Ouçam, reflitam, oportunizem o debate para ressignificar suas práticas e ampliar seus horizontes e possibilidades de gestão”, salientou Bites.

A vice-reitora Carla Liane estava em missão no exterior para consolidação de convênios de cooperação com instituições do Reino Unido, por isso não participou da solenidade de posse. Contudo, por carta, agradeceu o empenho e luta dos diretores que deixam o cargo e desejou aos que assumem força e empenho para enfrentar os desafios da gestão universitária (veja carta na íntegra).

Reconhecimento do trabalho

Ainda durante a cerimônia de posse, o reitor entregou certificados aos ex-diretores de departamento em reconhecimento ao trabalho desenvolvido em suas respectivas unidades acadêmicas.

“Agradeço pela contribuição dos que agora deixam a gestão na certeza da continuidade do trabalho e da luta em outras dimensões da universidade”, congratulou José Bites.

A professora Elivânia Reis, ex-diretora do Departamento de Educação (DEDC), do Campus XI da UNEB, em Serrinha, representou os diretores com mandatos cessados.

“A sensação é de dever cumprido. Demos o nosso melhor e tenho certeza que os nossos colegas, novos gestores, seguirão o mesmo caminho. Sucesso a todos e todas que assumem agora a gestão dos departamentos”, afirmou Elivânia.

Representando os diretores eleitos e reeleitos, o professor Valdélio Santos, diretor reeleito do Departamento de Educação do Campus I da UNEB, em Salvador, destacou os desafios da gestão nesse momento de crise.

“Falar sobre educação superior no Brasil é falar sobre crise. Crise financeira, crise ética, crise política. Mas, se olharmos para frente com otimismo e vontade, vamos perceber que a crise pode servir de mola propulsora para profícuas mudanças. Não vamos ter medo. Vamos gerir com coragem e criatividade para tornar a UNEB mais forte ”, destacou Valdélio.

Representantes das categorias

O diretor da Associação dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia (Aduneb) destacou o novo momento da gestão. “Se impôs um novo tempo na gestão da universidade, que reflete diretamente na forma de enfrentar situações com mais firmeza e mais atitudes. Esse é o caminho para a instituição avançar”, frisou.

Everton Lima, coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau (Sintest), reforçou que os diretores eleitos e reeleitos precisam ficar atentos ao compromisso firmado com o projeto de gestão, mas também com os anseios das categorias e reivindicações coletivas.

Os gestores departamentais foram eleitos pelo voto direto de discentes, docentes e técnicos administrativos — além de ocupantes de cargos de provimento temporário, ingressos na universidade há mais de quatro anos ininterruptos — em eleições realizadas no dia 4 e maio, nos 24 campi da universidade, na capital e no interior do estado.

Confira mais fotos desse evento no Flickr.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios*
Você pode usar essas tags e atributos HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>