O Departamento de Educação (DEDC) do Campus X, da UNEB, em Teixeira de Freitas, realizou, no último sábado (20), o I Encontro de Diversidade e Gênero da UNEB Campus X: Diálogos e Perspectivas.
O evento, promovido através da Diretoria de Ações Afirmativas da Coordenação de Campus (DCE – X), teve como objetivo, fomentar os debates a cerca das problemáticas de diversidade sexual e de gênero dentro do meio acadêmico, social e político, dar visibilidade às lutas e pautas dos movimentos LGBT’s e Feministas, levantar soluções educacionais para as violências relacionadas a gênero e sexualidades, e incentivar a ascensão de estudos e pesquisas na área da Educação Sexual.
O encontro reuniu 253 participantes, entre membros das escolas, universidades e comunidade de Teixeira de Freitas e região.
Segundo o palestrante Pedro Ivo Silva, Mestre em Educação, Linguagem e Tecnologias de Brasília, fomentar esse debate com os estudantes proporciona criar multiplicadores e conscientizadores do combate a LGBTFobia.
“É importante expandir esse tipo de evento para além dos muros da universidade, para que os outros segmentos sociais possam ter essa vivência enriquecedora”.
A programação contou mesas redondas que debateram temas como Vivências de LGBTFobia, e Invisibilidade das necessidades LGBTs perante o sistema de saúde e Interseccionalidade entre gênero, sexualidade, raça e classe, além de uma explanação sobre práticas pedagógicas para uma educação que não reforce os papéis de gênero.
A iniciativa reservou ainda diversas atividades culturais como exposição de livros, quadros, pinturas, artesanato, além da exibição do curta-metragem “Benedita”, produzido pela Turma da Sandy (Grupo de estudantes da UFSB – Paulo Freire), abordando a marginalização e o preconceito vivido por travestis, e a apresentação teatral do Grupo Raio X, do Campus X, que trouxe uma releitura da música Geni e o Zepelim, de Chico Buarque.