O Departamento de Ciências Humanas (DCH), Campus III da UNEB, em Juazeiro, sediará o 2º Encontro dos Estudantes Indígenas da UNEB nos dias 26, 27 e 28 de maio.
O evento, que abordará o tema A presença indígena na universidade: acesso e permanência ainda é um desafio, busca discutir as dificuldades enfrentadas pelos discentes indígenas, com apoio do Núcleo Indígena da UNEB (NIU), formado por estudantes.
O encontro contará com a presença do Reitor José Bites de Carvalho, dos diretores Márcia Guena (DCH) e Jairton Fraga (DCHT), além de lideranças indígenas, representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai) e estudantes indígenas dos campi de Salvador, Paulo Afonso e Jacobina.
Na programação estão previstas rodas de conversas, com o coordenador do Movimento Unido dos Povos Indígenas da Bahia, Kãhu Pataxó, a coordenadora de Educação Escolar Indígena de Minas Gerais Célia Xacriabá e o coordenador de Educação Indígena da Bahia , Rafael Truká.
Os debates abordarão temas como conflitos, perseguições, ameaças e violação de direitos; direito à comunicação, importância das mulheres no movimento indígena e educação escolar e superior indígena no Brasil. A programação também inclui grupos de discussão e trabalho, mini-cursos de pintura e rituais como Toré.
O evento é fruto de uma parceria entre o Diretório Central dos Estudantes da UNEB (DCE), o Centro de Pesquisa em Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação (Opará) e a Funai.
Texto: Nayra Lima/ Núcleo de Comunicação do DCH/Campus III, com edição da Ascom