Câmara municipal de Coité aprova doação de terreno para Centro de Educação do Campo

Elvis Cássio
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação

A Câmara de Vereadores de Conceição do Coité aprovou, no último dia 10 de junho, o projeto de lei da doação do terreno da antiga escola agrícola do município para a UNEB.

Na área, com cerca de 24 mil metros quadrados, vai funcionar o Centro de Educação do Campo, equipamento que será diretamente vinculado à Reitoria.

“A implantação deste centro vai fortalecer as ações e projetos nessa área. Será um grande passo no caminho para a institucionalização e consolidação de uma política de educação do campo na UNEB”, ressaltou o reitor da universidade, José Bites de Carvalho.

Segundo o assessor especial da Reitoria, Marcius Gomes, em agosto, será realizada uma reunião para afinar ações referentes à infraestrutura e metodologia de ocupação do espaço. O projeto de criação e implantação do centro será submetido ao Conselho Universitário (CONSU) ainda neste ano.

“A cidade de Conceição do Coité está inserida no Território do Sisal, uma região reconhecida pelos atuantes movimentos sociais da terra. Tenho certeza que a implantação deste centro vai ser muito importante para estimular a pesquisa na área, valorizando o desenvolvimento local e disseminando o conhecimento científico”, destacou Marcius, salientando que questões como agricultura familiar, agroecologia, desenvolvimento rural estarão em pauta nas pesquisas realizadas no equipamento.

O ex-diretor do Departamento de Educação (DEDC) do Campus XIV da UNEB, em Conceição do Coité, Deijair Ferreira, foi um dos responsáveis pela idealização do centro.

“A implantação do novo equipamento permitirá, entre outras coisas, uma aproximação entre os sujeitos sociais envolvidos com a discussão da Educação do Campo, com vistas à socialização das produções acadêmico-científicas”, frisou o diretor.

A UNEB oferta cursos de educação do campo há 17 anos, já tendo formado cerca de 14,6 mil trabalhadores jovens e adultos. Essas ações envolvem todos os departamentos da instituição, oferecendo vagas para cursos de graduação e pós-graduação lato sensu, a exemplo de direito, pedagogia e agronomia da terra.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios*
Você pode usar essas tags e atributos HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>