Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus III da UNEB, em Juazeiro, promoveu as aulas inaugurais do Mestrado Multidisciplinar em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA) e do Doutorado Interinstitucional em Ciências da Comunicação, nos dias 3 e 4 de agosto, respectivamente.
No dia 3, o PPGESA se debruçou sobre o tema Cultura na Universidade: a perspectiva da pragmática lexicultural. A proposta temática converge com os estudos do professor do DCH Cosme Batista dos Santos, no pós-doutorado em Ciência da Informação que realizou pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Flup).
De acordo com o professor, há a necessidade de perceber a cultura por meio do suporte da lexicografia, processo que intitula como “lexicultura” e consiste na união entre a escrita, a língua e a cultura.
A proposta do pesquisador é que se desenvolva uma linha investigativa que se preocupa com ambas as vertentes. “Há uma invisibilidade do léxico brasileiro, os significados só vão existir se forem compartilhados”, explicou Cosme.
A aula inaugural contou com a participação de discentes das modalidades regular e especial do PPGESA e de docentes da pós-graduação. Segundo o coordenador do PPGESA, Edmerson Reis, neste semestre o curso “traz uma variedade grande de objetos de estudos, com trabalhos voltados ao campo e a dialógicos da educação com as tecnologias”.
Dinter em Comunicação
A aula inaugural do Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Ciências da Comunicação, realizada pelo DCH no dia 4 de agosto, contou com colaboração do docente Eneus Trindade Barreto Filho, do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade de São Paulo (USP).
Na palestra Mediações e Midiatização do Consumo, o pesquisador defendeu que é necessário entender os usos midiáticos dentro do universo das pesquisas e destacou que o consumo pode revelar costumes e ou condicionar aspectos culturais de um povo.
“A Comunicação tem uma série de relações com vários produtos, ela cria expectativas, assim como também trabalha temas polêmicos na sociedade. A Comunicação se relaciona com tudo que existe em nossa vida”, ressaltou Eneus.
Sobre a iniciativa de um Doutorado Interinstitucional entre a UNEB e a USP, o pesquisador salientou que a experiência “possibilita a compreensão de novos objetos de estudo em comunicação e um novo espaço para compartilhamento de saberes acadêmico-científicos”.
Ouvinte do Dinter, a diretora do DCH, Márcia Guena, lembrou a importância do intercâmbio com pesquisadores como Eneus: “ele vem como um professor chave pra discutir conceitos teóricos fundamentais da Comunicação contemporânea, nos proporcionando discussões novas sobre metodologias do campo. Essa troca vai nos ajudar no refinamento dos projetos do doutorado”.
As atividades do Doutorado Interinstitucional em Ciências da Comunicação tiveram início na UNEB no dia 4 de abril deste ano. A pós-graduação stricto-sensu está em seu segundo semestre letivo.
Texto e fotos: Núcleo de Comunicação do DCH/Campus III, com edição da Ascom